III SENAPNE – Desafios e Perspectivas da Inclusão Social e Educacional

Resumo do evento

No decurso dos dias 14 e 15 de dezembro do ano em vigência, no horário das 15:30 às 18:00 horas, o IFNMG – Instituto Federal Norte de Minas Gerais – Campus/Januária, realizará um evento em alusão à Inclusão de Pessoas portadoras de Necessidades Especiais. O evento intitulado “III SENAPNE – Semana de Experiências do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas”, possui como fundamento e objetivos: propiciar maior visibilidade da diversidade humana existente no contexto escolar e social, refletir o processo de inclusão dos discentes portadores de necessidades específicas como agentes sociais, e por vezes segregados, e ofertar aos diversos segmentos da educação, dentre os quais educandos e profissionais administrativo e pedagógico com tomada de conhecimento acerca da educação inclusiva e do respeito às diferenças.

Público-alvo

Estudantes dos Cursos Técnicos e de Ensino Superior do IFNMG Campus Januária, bem como os docentes e demais servidores que lidam diretamente com os discentes assistidos pelo NAPNE. Como será um evento online, este será aberto a toda comunidade em geral que se interesse pela temática.

Local e data

Canal campus Januária no Youtube – 14 e 15/12/2021

Palestras ministradas no evento

Título: Roda de Conversa – A inclusão no IFNMG: práticas e possibilidades dos estudantes com necessidades
Palestrantes: Aline Silvania Ferreira dos Santos e Soraya Rocha Melo
Carga horária: 1 hora.

Título: Inclusão além da cota! A diversidade de pessoas com deficiência nas organizações
Palestrantes: Kenya Consceição
Carga horária: 1 hora.

Título: Estratégias e Metodologias para atendimento de alunos cegos e com baixa visão
Palestrantes: Luana Tillmam
Carga horária: 1 hora.

Título: Sem limites para viver!
Palestrantes: Fabiano Batista Freitas

Organizadores do evento