Curso de Poligonação e Irradiação com estação total segundo a NBR 13133/2021

Período de execução: 2022

Objetivo:

O objetivo do curso é capacitar os participantes (alunos e profissionais da área), por meio de um curso de extensão, sobre os procedimentos normativos atuais a serem aplicados para realizar um levantamento topográfico em campo e escritório de um terreno, caracterizando suas informações naturais e/ou artificiais, utilizando o método Poligonação e Irradiação com Estação Total.
Ensinar as principais atualizações da NBR 13133/2021: quais os instrumentos e sua precisão, com ênfase em Estação Total e receptores GNSS; as fases para execução do levantamento topográfico (do planejamento ao desenho da Planta Topográfica).
Promover a aproximação entre a comunidade e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Campus Januária.
Incentivar o bolsista e a iniciação à docência e às práticas profissionais.

Público Alvo:

O curso foi ofertado para três turmas, sendo que na Turma A foram atendidos 7 alunos, sendo um profissional e 6 estudantes do IFNMG – Januária (2 do nível técnico e 4 nível superior), na Turma B foram atendidos 12 estudantes do IFNMG – Januária (todos do nível superior) e na turma C foram atendidos 6 pessoas, sendo 3 estudantes do IFNMG – Januária (todos do nível superior) e 3 profissionais da área, totalizando 25 alunos.

Resultados Alcançados:

Todos os objetivos propostos foram alcançados, sendo que 25 participantes (21 alunos do IFNMG Januária e 4 profissionais da área) foram capacitados para realizar levantamento topográfico utilizando o método Poligonação e Irradiação com Estação Total segundo as atualizações da NBR 13133/2021. Houve uma aproximação entre os 4 profissionais da área e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Campus Januária. Em relação aos alunos que participaram do curso, houve um melhor aproveitamento na parte prática de campo da disciplina Topografia, visto que a maioria fizeram a disciplina remotamente devido à pandemia Covid-19. Ao término do curso, as 25 pessoas que estiveram presentes receberam seu certificado via e-mail contabilizando toda a carga horária cumprida (16 horas). Através das respostas obtidas no formulário de feedback do curso e do feedback de postagens no Instagram pode-se concluir que o curso Poligonação e Irradiação com Estação Total segundo a NBR 13133/2021 foi de extrema relevância na capacitação, qualificação e atualização de conhecimentos na vida dos participantes, tanto estudantes como profissionais. Além disso, o curso promoveu a interação entre pessoas de diferentes idades e municípios de residência com o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – Campus Januária, o que contribui ainda mais para a disseminação de conhecimentos e experiências que certamente contribuirão na construção de uma sociedade melhor e mais qualificada.

Equipe:

Coordenador:
Selma Alves Abrahao

Discentes Bolsistas:
Marcos Daniel Soares Costa
Sibele Pinheiro da Silva
Vinícius Rodrigues dos Santos

Discentes Voluntários:
Anderson de Oliveira Pinheiro
Luiz Carlos Correa Lima Filho

Clique aqui para baixar o projeto completo